sábado, 26 de fevereiro de 2011

Trecho do livro "O Segredo da Humildade" A Confiança em si mesmo


Quem não acredita em si vive oscilando, não vai para frente nem para trás, dá a impressão de ser inseguro. A segurança é fruto da humildade, enquanto o orgulho enfraquece a pessoa e é capaz de derrubá-la.
O quanto você acredita em si mesmo? Acreditar em si mesmo é assumir a missão que, desde sempre, Deus nos confiou. Se Deus nos dá a missão é porque sabe o quanto somos capazes. Confiança não é presunção; a arrogância, porém, pode ser insegurança ao invés de confiança. Todas as coisas, e até a própria vida, são apenas um empréstimo feito a nós. Devemos administrá-las bem e não sermos ambiciosas ao manuseá-la. A vida é como um diamante em um veludo escuro; todo o universo observa em que será investido.
Se fôssemos capazes de estudar a própria vida e conhecer a cor de nossos atos e o valor do que herdamos, andaríamos bem diferentes por este mundo e passaríamos menos tempo julgando e desperdiçando energias em coisas vãs.Devemos ter um senso de responsabilidade com as coisas que nos são confiadas. Muitas vezes, ficamos desapontados com nossas atitudes e paramos de investir  em nossa autoconfiança; uma nuvem, cobre nossos lhos, impedindo-nos de ver quem nos guia verdadeiramente. A mente escura é aquelas que julga sem pensar e fala antes de ouvir. Que vantagem se tem no final? Que sentimentos obteremos no fim de nossa atividades se não houver luz no que fazemos?