quinta-feira, 31 de março de 2011

A Solidez do Alicerce





Prezado irmão (irmã), a humildade é, muitas vezes, considerada a base das virtudes. A fé é o fundamento da humildade; seus alicerces devem ser mais largos e profundos, por isso a humildade e a obediência, assim como a fé e a caridade, são requisitos principais no caminho da salvação ou no caminho, digamos, espiritual. Se o alicerce for sólido a casa jamais cairá no momento da turbulência. A pessoa se trona enraizada na santidade, por isso tanta turbulência. As raízes vão buscar os sucos necessários à nutrição e ao crescimento de uma árvore, para isso, a fé mergulha suas raízes até o mais íntimo da alma, nutrindo-se das verdades divinas, que fornecem um rico alimento para a alma consolidada na fé, que resiste às tempestades espirituais.
 Para chegar à mais alta perfeição, a alma deve se enraizar na fé profunda, mantendo os olhos no autor da fé e começando a ver com grandeza o triunfo da cruz e da humilhação. A alma sabe o que a espera pela frente e, mesmo assim, deseja dar mais um passo; ela põe incessantemente diante do olhos a eterna recompensa, que será o fruto do sofrimento de um dia.
 Os sofrimento do tempo presente não são proporcionais à glória futura. Cada Sofrimento suportado com paciência nos granjeará um grau a mais na visão do amor de Deus. Quando reconhecemos que somos fracos e limitados, nos vêm a fé para recordar-nos de que o próprio Deus é a nossa força e apoio. Com fé, nada temos a temer, ainda que o mundo e o demônio e voltem contra nós. A partir da fé, acontece uma transformação, um sopro de vida- antes, éramos tímidos e covardes; agora avançamos corajosamente ao encontro de toda sorte de provações. A fé é uma consolação que nos faz orar com mais ardor , para obtermos a graça.
Santa Teresa descreve, aos habitantes das terceiras moradas, as almas em progresso: "Têm (as almas em progresso) grande desejo de não ofender a divina majestade, têm suas horas de recolhimento, empregam utilmente o tempo, exercitam-se em obra de caridade para com o próximo". Tudo nessas almas está bem regulado: suas palavras, seus hábitos, o governo de suas casas (se as têm para dirigir)... A cada grau alcançado, obtem mais virtude de coração, ele próprio se ternando tão manso e puro que dilata ao se aproximar de laguém. Pensamen como Jesus, o mais perfeito dos homens, que tinha gtrande influencia sobre que O rodeaca, como Sua bondade e condescendencia deviam cativar os que conviviam com Ele! "passou fazendo o bem" "At 10,34
 O segredo da humildade está em fazero bem a todos osw pecadores.
 Ele converte Zaqueu, trnsformou Madalena, conduziu os dever a mulher adúltera e a samaritana. Sua unalterável mansidão atrais para Ele as crianças, os doentes, as viúvas e os aflitos, aos quais Jesus abençoava e despedia, e eles saiam curados e consolados.
E nós? Ainda temos o desejop, ao menos , de conhece-l'O, de saber qual era Seu grande segredo, Sua humildade? De saber que Ele está tçao próximo, tão dentro, e de não acreditar em tamanha grandeza? Quem somos nós?

"Quem sou eu?" - Faça a si mesmo essa pergunta e veja como a responderia