sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Sofrimento " O amar e sofrer caminham juntos"







obs: foto do site br.olhares .


O que é o sofrimento? Para muitos, é perder alguma coisa que se tem ou que se esperava ter, mas não apenas isso. Sofrer é carregar a vida de ombros curvados e calejados. É lutar, matar-se e não apalpar o resultado do cansaço e da morte. É ver desmoronar aquilo que nos custou um rio se sangue ou de lágrimas e suor. Sofrer é viver em uma cama, quando se queria viver no trabalho. Sofrer é amar é esbarrar na indiferença, na frieza, no ódio. É precisar e não ter, é pedir e não obter, é chorar e não consolado. Sofrer é ofender sem tido a intenção. É ver o outro sofrer sem poder remediar. É sorrir à força. É fingir, quando se deveria ser sincero. É ser mal quando deveria ser bom. É sonhar sem ver os sonhos se realizarem. É ter deixado de sonhar. É ter sonhado ser alguém e ser eternamente eu. Sofrer é matar a presença alheia. É  colher flores nas almas e espalhar espinhos.
Para se entender o que é o sofrimento e aproveitá-lo, são necessários alguns requisitos: humildade, espírito de sacrifício, sede de perfeição, martírio e santidade. Para isso, o amor deve reinar, imperar em nosso estado, seja ele físico, emocional ou espiritual. O amor e o sofrer caminham juntos: o amor do espírito  do Pai derramado no Filho, e nós, como filhos adotivos, recebemos essa herança. Espírito Santo, amor santo, amor que sofre, que ama. O Espírito Santos quer dizer que o amor que sofre, que ama. O Espírito Santo quer dizer que o amor é a força dos profetas, dos apóstolos e dos mártires.
Tertuliano chama o Espírito Santos de "o treinador dos mártires". Cirilo, de Jerusalém, escreve: " Os mártires dão seu testemunho  graças à força do Espírito do amor". São Basílio diz: "O Espírito Santo amor é Aquele que cria intimidade com Deus". "Íntimo" significa " dentro de", e Santo Agostinho dizia: "Deus me é mais íntimo a mim do que eu mesmo, mas presente a mim do quer eu mesmo". Devemos ser íntimos e ter profundidade, porque o demônio é divisor e é o único que causa intrigas em nosso  meio.