quinta-feira, 17 de março de 2011

A Eucaristia "Os anjos ofereceram a Deus as nossas esmolas"







A Eucaristia é , ao mesmo tempo, sacramento e sacrifício, no qual, livremente , se impõe obediência no ato humilhante do amor. Jesus obedecerá, pois, a todos e para sempre, isto é, até a hora em que vier julgar os homens. E eu, ó meu Deus? Quisera guardar a minha liberdade, reservar-me o direito sobre meus atos, mandar na minha pessoa dispor do meu domínio soberano. Deixaria então de ser Eucaristia, de viver da vida de Jesus, de continuar em sua vida de obediência ativa e merecedora. Ó Santa e divinal obediência, será a cadeia que me prenderá ao tabernáculo divino, qual galeote de amor! Ser-me-á, em todos os caminhos que trilhar, movimento e graça, para que eu possa ser obediente até a minha morte do sacrifício, até Jesus, vítima perpétua e amorosa de obediência na hóstia santa.
Alguns santos, em particular Santa Teresa, diziam : " A oração humilde confiada é para pôr de nosso lado Deus e seus anjos; a oração deve ser humilde". Não há nada que ponha mais rapidamente em fuga o anjo rebelde, que tendo-se revoltado por orgulho, praticar a virtude de humilhar-se diante de Deus e reconhecer a incapacidade de triunfar sem auxílio do céu; isso desconcerta os ardis do anjo rebelde e soberbo. É auxílio do céu; isso desconcerta os ardis do anjo rebelde e Soberbo. É bom invocar São Miguel, que, tendo infligido ao demônio a insigne derrota, terá sumo prazer em contemplar a vitória em nós e por nós.
O famoso Bossuet dizia: "Os anjos ofereceram a Deus as nossas esmolas, recolhem até os nossos desejos, fazem valer diante de Deus os nossos pensamentos; sejamos felizes por termos amigos tão prestativos, intercessores tão fiéis, intérpretes tão caridosos".

" [...] Ele mesmo enviará seu anjo diante de ti [...] (Gn 24,7)"

Quero apenas mencionar alguns itens a respeito dos anjos. Eles são diferentes uns dos outros, estão em toda parte, e vigiam e governam a natureza. Se formos merecedores da presença dos anjos bons, estes nos assistirão, inspirarão bons pensamentos e se comunicarão com nossa alma durante o sono. Um homem iluminado com a luz de conhecimento sobrenatural percebe a presença de anjos; ele vê os anjos e seu chefe, Miguel. Os demônios são anjos que pecaram por orgulho, pecaram voluntariamente e agora são habitantes do inferno.
São Gregório, que foi bispo de Neocesareia, em Ponto, fala com grande amor dos santos anjos de Deus, Ele diz: que desde a juventude,os anjos já o protegiam. Os anjos foram criados com antes do mundo material; segundo São João Crisostomo, é muito natural que eles devam ajudar os homens. A igreja ensina que os anjos, como já vimos, foram criados bons; com efeito , o diabo e os outros demônios foram, por Deus,criados bons em sua natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa: eles abusaram de seu livre-arbítrio e rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e ao seu reino.