quinta-feira, 14 de abril de 2011

Repousar sobre a pedra!





Mulheres, olhem a pedra onde vocês devem repousar a cabeça, não desperdicem a graça, talvez seja o seu esposo alcoólatra, seus filhos rebeldes. Homens, qual é a pedra que vocês devem repousar a cabeça para sonhas? Jovens, que a meu ver são os mais complicados, não suportam pedras no caminho, querem repousar no chão macio da tranqüilidade e mornidão; pode ser que a pedra do seu caminho é a sua salvação e você não vês. Não tome decisões precipitadas, espere, decida no dia seguinte, com calma, faça como Jacó, pegue nas mãos a pedra, derrame sobre ela toda unção, o seu amor, o seu perdão, dê um nome novo a esta pedra e verás que é aqui a porta do Céu. Foi da pedra em que Jacó repousou a cabeça que ela viu quão terrível era aquele lugar. Sua maior experiência foi a partir da grande dificuldade no caminho, repousar a cabeça em uma pedra, depois de um dia difícil de lutas e tribulações, foi ali que Deus falou e mostrou-lhe o Céu, a casa de Deus.
  Não vamos desprezar as pedras que encontramos, pode ser que o Senhor esteja neste lugar e não sabemos. Pegue, portanto a sua pedra nas mãos e faça um bom repouso sobre ela; pode ser a vontade de Deus, pode ser a sua espiritualidade. Encontramos tanta dificuldade em ver que os sofrimentos nos trazem as maiores graças. O mundo desvia-nos do caminho que é preparado para nós,pensamos que é Deus quem se afasta, temos uma visão muito curta para enxergarmos que Deus está no mesmo lugar e quem se afasta somos nós. espiritualidade não se encontrarem uma roda de amigos,em um grupo  de louvor, com uma reza do terço, a verdadeira espiritualidade nasce de dentro, da prova de fé, da tribulação, do perdão, das lágrimas. Quantos homens tornaram-se verdadeiros espirituais, santos e doutores, não por seu escritos, nem pelos êxtase que tiveram, mas pedra, dos espinhos e das lança que souberam pegar nas mãos, dar um novo nome a elas e repousar a cabeça para sonhar.
O exemplo de Jesus, o maior homem de espírito, é bem nítido, quando no meio de uma tempestade, a fúria do mar agitado, mesmo diante da fraqueza e falta de fé dos discípulos, Ele se encontra repousando. eu não acredito que num barco de pescadores haveria um travesseiro macio ou antialérgico para Jesus repousar a cabeça ( os discípulos não teriam esta delicadeza a não ser que a  mãe de Jesus, a sogra de Pedro ou as outras Marias o tivessem preparado), penso que Jesus não iria carregar para baixo e para cima um travesseiro, pois Ele mesmo disse que  Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça:" as raposas tem covas e as aves do Céu seu ninhos mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça"(Lc 9,58). Então em que travesseiro Jesus repousava   naquele barco? Seria a primeira tempestade da vida dos discípulos, o medo, a falta de fé, a tribulação, o mar agitado das vãs preocupações, a doença? Jesus ensina-nos a pegar nas mãos todas essas coisas que muitas vezes queres nos derrubar ou afundar a transforma-las em travesseiros para descanso; é contraditório pensar quem de nós conseguiria passar por uma tribulação repousando tranquilamente a cabeça, mas é possível! Se Jacó o fez, se Jesus fez, também nós conseguiremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário